quarta-feira, 14 de outubro de 2009

12/10 - Porto Alegre a Punta del Diablo (585km)

Saimos de POA as 8h15 da manha com garoa com destino a Punta del Este no Uruguai. Como era feriado, a cidade e estradas estavam muito vazias.

As estradas do RS sao muito boas, retas e retas com muito verde ao redor, lagoas, plantacoes, fazendas, criacao de gado e cultivo de arroz. Nos primeiros km passamos por diversos acampamentos indigenas que ficam as margens da rodovia e aproveitam para vender seus artesanatos.

Nossa primeira parada foi Pelotas-RS para um café, lanche e abastecimento. Conhecemos um atendente deste posto que foi muito simpatico em sugerir que nossa parada fosse em Punta del Diablo no Uruguay.

Os proximos km até o Chuí foram de retas intermináveis com muito vento contra e quase nenhum movimento e postos na estrada. Cruzamos com alguns grupos de motociclistas em sentido contrario e conhecemos um outro grupo de 9 motociclistas de Londrina-PR que nos ultrapassaram na estrada.

Mais a frente, já no Chuí, declaramos a camera na alfandega e um dos 9 motociclistas havia parado por problemas eletricos em sua Harley.

Ficamos decepcionados com o Chuí, uma verdadeira bagunca. Aproveitamos para cambiar alguns pesos Uruguaios e atravessamos a fronteira numa boa, registrando a entrada em nossos passaportes. Os fiscais foram simpaticos.

Seguimos pelo Uruguai até o forte Santa Tereza, estacionamos a moto e entramos para conhecer e tirar algumas fotos. Chegamos lá as 16h30 e tivemos 30 min para conhecer e tirar algumas fotos.

Voltamos para a estrada e resolvemos pernoitar em Punta del Diablo, lugar pitoresco que parecia uma cidade perdida, sem iluminacao, pontos comerciais fechados na baixa temporada e muitas cabanas para aluguel. As praias sao muito bonitas com dunas e ondas, mas nao conseguimos aproveitá-las devido ao frio e vento intensos.

Ficamos hospedados na Cabana dos Apaches, rustica e com bom preco, sem nenhum luxo.

Saimos em busca de um restaurante e quando estavamos quase desistindo, encontramos um aberto. Quase todos já estavam fechados e a cidade estava muito vazia no fim do feriadao de 12 de outubro, comemorado tambem pelos Uruguaios como o descobrimento da América.

Comemos bem, compramos um vinho para tomar na cabana e fomos dormir.